Balcão virtual e suas vantagens jurídicas
RPV, Precatórios, Processo Judicial
RPV, Precatórios, Processo Judicial
A mudança do universo digital é um fenômeno universal. O poder judiciário iniciou, gradualmente, essa transformação, até que a Covid-19 apareceu eles foram obrigados a se adaptar ao mundo digital.
Na época que o covid-19 surgiu, a iniciativa foi muito rápida e expressiva, pois tinha como necessidade se adaptar e manter a atividade judiciária em funcionamento durante a pandemia.
O Balcão Virtual é uma plataforma pela qual o STJ presta atendimento remoto ao público externo, a partir da interação por videoconferência. Quem está por trás dessa ferramenta é a Secretaria Judiciária, unidade que é a porta de entrada do processo judicial no Tribunal da Cidadania, responsável pelo tratamento de dados, desenvolvimento de informações processuais especializadas e prestação dessas informações à comunidade jurídica, partes e cidadãos por meio do atendimento judicial.
O rol de funcionalidades do sistema inclui:
O Balcão Virtual é uma plataforma direcionada a advogados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, e procuradores, dentre outros operadores de Direito.
Uma das principais funcionalidades é a ferramenta de videoconferência, que permite imediato contato das partes do processo com o setor de atendimento de cada unidade judiciária, durante o horário de atendimento ao público.
O sistema veio para facilitar a vida do advogado, especialmente no momento de pandemia que vivemos no passado.
O Balcão Virtual é uma excelente uma oportunidade de reconectar o Supremo Tribunal de Justiça dos cidadãos e seus representantes. Em um contexto de distanciamento e portas fechadas, o serviço veio encurtar distâncias e facilitar o acesso à Justiça, levando o Tribunal da Cidadania para dentro das casas de todos os brasileiros, em qualquer lugar do mundo!
Diante de tudo que foi dito, fica evidente que o Balcão Virtual é uma inovação jurídica que veio para ficar e proporcionar um acesso à justiça mais amplo, cumprindo o papel constitucional de uma justiça gratuita.
Por Cinga - set 2022
Por Cinga - nov 2021