Cinga

06/06/2022

Se sinta seguro na hora de negociar sua RPV. Fique esperto! Não caia nesse golpe.

RPV, Precatórios, Processo Judicial

O Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF 4), alertou a população sobre o golpe de depósito.

Informaram que não solicitam pagamento antecipado para recebimento de precatórios ou requisições de pequeno valor (RPVs).

O alerta surge em razão dos golpes aplicados por mensagens no WhatsApp de pessoas que possuem algum dinheiro a receber de causas judiciais. O golpista consegue acesso ao CPF, celular, escritório de advocacia que acompanhava o caso, por técnicas de engenharia social; dizendo que advogado e que pode liberar o seu dinheiro do processo após o pagamento de taxas. O TRF4 também alertou que para receber algum valor de ação judicial não é necessário fazer nenhum tipo de pagamento.

Importante asseverar que o procedimento de negociação de créditos de precatórios e RPVs, é realizado por meio de cessão de crédito, o que está regulamentado pelo artigo 286 da lei nº 10.406 de 10/01/2022. O trâmite pode ser realizado presencialmente ou eletrônico, mediando contrato assinado por ambas as partes. Essa negociação não depende de qualquer tipo de pagamento, somente quem recebe algum tipo de valor é o detentor dos créditos, e isso é feito de forma segura e confiável.

Para que você não caia nesse tipo de golpe sempre procure orientação sobre os valores a receber no Tribunal de Justiça da sua cidade, certifique-se de que realmente esteja falando com seu advogado, não faça pagamentos em conta de pessoas desconhecidas.

Cinga