Quem compraria um precatório federal?
RPV, Precatórios, Processo Judicial
RPV, Precatórios, Processo Judicial
Embora o Governo demore a pagar o que deve, principalmente quantias de precatórios que são maiores que de Requisição de Pequeno Valor, há empresas que realizam a compra deles para facilitar a vida dos advogados e seus clientes.
Posto que existem empresas interessadas nesse crédito, abordaremos nesse texto quem compraria um precatório federal e como funciona.
Antes de abordarmos o assunto principal do texto, é necessário relembrar o que é um precatório federal e ver analisar se é possível vendê-lo conforme as legislações.
O que é um precatório federal?
O precatório é o pedido de pagamento de uma determinada quantia em face de algum Ente Público Federal decorrente de uma condenação em processo judicial no qual o valor é acima de 60 salários-mínimos.
Ou seja, uma pessoa tem direito a pleitear o precatório em face da Fazenda Pública quando ganhar um processo contra ela e a sentença condenatória transitada em julgada condená-la a pagar valores acima de 60 salários-mínimos.
Como o valor de um precatório federal é acima de 60 salários-mínimos e por ser uma extensa quantia, o prazo de pagamento para esses valores costumam demorar em média 2 anos e meio ou até mais, em razão de todo o trâmite necessário para seu recebimento.
Aliás, caso algum dos procedimentos necessários para o pagamento desse valor seja feito de forma errada, o tempo de pagamento de um precatório federal pode se estender, portanto, é importante se atentar a forma correta de requisição.
Bom, agora que você sabe o que é um precatório e o tempo que pode demorar para ser pago, você está provavelmente interessado em saber quem compraria um precatório federal, correto? Ocorre que muitas empresas, bancos e até pessoas físicas com prática no recebimento desses valores costumam comprar esses créditos de advogados e de seus clientes.
Embora bancos possam comprar, o artigo 100 da Constituição Federal de 1988 não permite que instituições financeiras públicas ou de capitais mistos realize a compra desses títulos, portanto, o ideal é encontrar alguma empresa para não ter nenhum erro.
Se tem quem compraria um precatório federal, é porque é permitido por lei a venda de tais créditos, ou seja, caso você tenha interesse em vender o seu, não fique preocupado, está tudo na legislação.
A cessão desses créditos judiciais está amparada pela Constituição Federal, em seu artigo 100, parágrafos 13 e 14, veja:
“§ 13. O credor poderá ceder, total ou parcialmente, seus créditos em precatórios a terceiros, independentemente da concordância do devedor, não se aplicando ao cessionário o disposto nos § 2º e § 3º. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 62, de 2009).
§ 14. A cessão de precatórios, observado o disposto no § 9º deste artigo, somente produzirá efeitos após comunicação, por meio de petição protocolizada, ao Tribunal de origem e ao ente federativo devedor.”
Além do art. 100 da CF, o próprio Código Civil nos artigos 286 a 298 normatiza sobre a possibilidade de cessão de créditos:
“Art. 286. O credor pode ceder o seu crédito, se a isso não se opuser a natureza da obrigação, a lei, ou a convenção com o devedor; a cláusula proibitiva da cessão não poderá ser oposta ao cessionário de boa-fé, se não constar do instrumento da obrigação.”
Por fim, também temo a Resolução nº 303 do Conselho Nacional de Justiça, criada especialmente para tratar sobre a gestão e procedimentos operacionais dos Precatórios.
Embora haja empresas que comprem, é importante avaliar se vale a pena para você — advogado — e para o seu cliente vender tais créditos a uma empresa especialista nisso ou até mesmo um Banco.
Como observado, um precatório federal pode demorar até 2 anos e meio para ser realizado seu pagamento, sendo assim, é importante que tenha em mente quais são suas prioridades.
Se você precisa do dinheiro rapidamente, a melhor opção é encontrar uma empresa e vender seu precatório a ela, pois assim terá o dinheiro muito mais rapidamente, sem contar que não terá que atuar com toda a parte burocrática do processo de recebimento desses valores.
Dentre as opções de quem compraria um precatório federal, as mais confiáveis são instituições financeiras ou empresas especializadas em RPVs e precatórios.
Sendo assim, nossa dica é pesquise sobre o banco ou empresa que você está interessada e veja se ela transmite credibilidade. Essa pesquisa pode ser feita na internet, em sites como o Reclame aqui, ou até mesmo por indicação de amigos.
Para ser possível realizar a venda do seu precatório federal é necessário que:
A antecipação do recebimento do precatório pode ser a melhor solução para o beneficiário que deseja escapar da longa fila de espera para recebimento da sua quantia.
Para saber mais sobre esse assunto, entre em contato agora com a Cinga e tire suas dúvidas com nosso time de especialistas.
Cinga
Por Cinga - dez 2022
Por Cinga - set 2022
Por Cinga - out 2022